segunda-feira, 6 de junho de 2011

Descobrindo a tranquilidade do shopping aos domingos

A convalescença de uma gripe fez o meu namorado e eu, na função de enfermeira, passarmos parte do nosso domingo no Conjunto Nacional. Definitivamente não seria o melhor programa, mas, cansados de ficar apenas em casa justo num fim de semana e com pouco tempo antes de uma viagem em que ele precisa se preparar para uma temperatura de -17°C, a ideia veio a calhar.

Que maravilha! Estacionamento vazio! Logo me animei com a andança que começava. Pouca gente circulando nos corredores e lojas tranquilas, sem alvoroço. A cada coisa que procurávamos, achávamos de imediato. O melhor de tudo, além da sorte de encontramos rapidamente o que precisávamos, era o bom humor dos vendedores. A simpatia era a marca de todos os funcionários que nos atenderam nas seis lojas em que entramos.

Acho que estou acostumada a ser mal tratada porque cheguei a me assustar com tamanha gentileza dos vendedores. Não é comum assim sermos bem atendidos em vários estabelecimentos. Todos sorridentes, com prazer em atender, oferecendo dicas de onde poder achar determinado produto, e, melhor, dando desconto sem nem precisarmos “chorar”. Alheios aos cartazes espalhados pelo shopping, um dos vendedores precisou nos avisar da promoção e que, por ser domingo, concorreríamos com dois cupons (e não com um como nos outros dias da semana) a R$ 20 mil em compras.

Fiquei pensando sobre essa simpatia em que me vi cercada. Atribui a razão disso ao domingo, suposto dia reservado ao descanso dos trabalhadores. Será que, por ser domingo, com a maioria das pessoas descansando em suas casas, os vendedores estivessem mais bem dispostos a atender compradores em potencial? Por causa disso comecei até a achar o próprio dia de domingo um dia mais simpático. Digo isso porque normalmente é um dia insosso, sem graça, parado, “um dia que nem sequer venta”, como diz uma amiga querida.

Depois dessa experiência, vou tentar me animar mais aos domingos e tentar quebrar o estereótipo dos dias que não ventam. O próximo, então, promete: dia dos namorados. Certamente, será um domingo simpático, animado e aconchegante. Ou talvez por isso mesmo não sirva para quebrar o tabu e, então, terei de esperar o ooouuutro domingo e analisar melhor esses dias que, dizem, iniciar a semana.

Se não se mantiver a expectativa dos domingos simpáticos, espero ainda lucrar com a sorte e as gentilezas deste domingo único: meu cupom ser sorteado e, assim, eu e meu namorado sermos recompensados pela balada Santa Luzia na sexta-feira à noite e pela matinê no hospital sábado de manhã.

Nenhum comentário: