segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Em busca ou à espera

Recebi um comentário esses dias que me “espantou”. Numa resposta, num conselho ou numa advertência, o amigo me disse: “o extraordinário vem de dentro pra fora, não o contrário”. Não foi algo que li e rapidamente segui meus afazeres. Detive-me um tempo. No mesmo instante, lembrei da conversa que tive com uma amiga assim que cheguei ao trabalho, lembrei das minhas noites de insônia devido aos incessantes pensamentos e análises e conjecturas e planos e sonhos e frustrações, lembrei do que galguei até hoje e do que consigo vislumbrar nebulosamente mais à frente, lembrei dos meus repetidos fracassos amorosos, juntos com suas alegrias e lágrimas, lembrei da minha inconstância, lembrei de mim.

Caço o extraordinário porque sem ele não há passos. Mas, porque é extraordinário e para sê-lo, ele acontece raramente. Preciso de atenção para enxergá-lo, pois posso confundi-lo com a camuflagem do ambiente. Meus olhos, cansados ou acostumados, podem não discerni-lo à paisana. Preciso apurar minha delicadeza para encontrar o detalhe. Particularidade esta que acredito toda vez que encontro algo reluzente, mas não é isso que o faz extraordinário. E acredito que sua ausência decorra não porque eu procure, mas porque espero. Não vou tanto a campo porque posso me perder e o que poderia me ser encontrado pode ser me desviado do meu caminho. E também porque não sei aonde ir, que direção tomar. Deixo-me levar a mim, mesmo que não seja o correto, mas porque aprendi que comigo tudo me vem lenta e retardatariamente, e vem, tardiamente, mas vem, ou ainda não vivi o suficiente para ter certeza.

Não sei se estou em busca ou à espera. Tampouco sei se sei buscar o que desejo, ou se o que busco seja encontrável. Talvez o extraordinário esteja em mim, esteja no outro que não enxergo, esteja na habilidade que desconheço ou subestime, esteja no ordinário mais comum e imprescindível. E agradeço a este amigo que me ocupou do extraordinário no mais ordinário dos dias.

Um comentário:

Eu não sou Ana Rita disse...

Gosto muito do seu blog.Parabéns! Está fantástico.
Se quiser veja o meu: eu-nao-sou-ana-rita.blogspot.com


Continuação de um bom trabalho,
Rita