quinta-feira, 12 de junho de 2008

Valentine's Day ou Dia dos Valentes?

Neste dia em que os namorados celebram o sentimento de estarem juntos, deixando a data comercial de lado, me recordo de uma história que ouvi pouco tempo atrás. Era uma vez um casal de velhinhos que estavam juntos há muitos anos e muitos anos. Desde jovens, eles escolheram a sua estrela no céu e, até a velhice, mantiveram o costume de, todas as noites, pararem para contemplá-la. Ela adoeceu, e ele passava dias e noites lhe contando histórias, declamando poemas, dos outros e de sua autoria, lhe fazendo carinho e companhia, amando-a em todos os instantes. Um dia, o destino quis que ela que ela se encontrasse com a estrela. Mas o seu amor permaneceu distante, apenas fisicamente, pois, todas as noites, até hoje, ele pára para admirar as suas duas estrelas.

Uma história e um sentimento lindos, simples e verdadeiros. É essa a estrela que quero que brilhe em minha vida e na de todos que acreditam na sua possibilidade e que a façam possível. Feliz Dia dos Namorados ou dos Enamorados, como disse uma querida amiga!

E uma homenagem a todos os amantes, amadores e amados:

“Eu sei que vou te amar
Por toda a minha vida
Eu vou te amar
A cada despedida
Eu vou te amar
Desesperadamente
Eu sei que vou te amar

E cada verso meu será
Prá te dizer
Que eu sei que vou te amar
Por toda a minha vida

Eu sei que vou chorar
A cada ausência tua eu vou chorar
Mas cada volta tua há de apagar
O que essa tua ausência me causou

Eu sei que vou sofrer
A eterna desventura de viver
À espera de viver ao lado teu
Por toda a minha vida”
(Vinícius de Morais/Tom Jobim)

4 comentários:

Unknown disse...

Fernando Pessoa, o maior poeta da língua portuguese no século passado, usou o heterônimo Alvaro de Campos para dizer: "Amar é contentar-se apenas com uma estrela que justifique a razão do encontro". Sua história de amor coaduna-se com o pensamento do poeta maior, cuja inspiração o credenciou a ser um dos melhores frasistas que a terra de Camões originou.

Um abraço de Floriano Camelo de Souza Neto

Marcelo disse...

Linda a história!! Não posso deixar de compartilhar uma que adoro também:

Uma senhora, já viúva, escreveu para um jornal contando sua história de amor. Que, quando ainda jovem, foi à um baile militar e no baile, avistou um jovem no outro lado do salão, no mesmo momento eles trocaram olhares apaixonados e foram dançar. No meio da dança o jovem tira dois amendoins do bolso e oferece a ela dizendo: " Gostaria que fosse dois diamantes..." Eles se casaram e na comemoração de 65 anos de casado, ele faz um baile e manda colocar a mesma música de qdo se conheceram e chama ela para dançar. No meio da música ele tira dois diamantes do bolso e fala: " Gostaria de estar te dando 2 amendoins... Pois gostaria de voltar tudo que passamos juntos e viver tudo denovo ao seu lado..."
Ela termina a história falando o quão grande foi o amor dos dois e que, hoje, com ele já morto, ela tem certeza que um amor tão grande não termina com a morte e que tem certeza de que vão se reencontrar!

Essa é uma das histórias que nos comprova de que o acaso não existe! E como nosso Vinícius nos fala: " Um amor a gente não encontra, a gente reconhece! "

Ou seja, a vida é feita de reencontros e devemos aproveitar cada minuto das oportunidades que ela (a vida) nos da qdo temos alguém perto de nós.

Um beijo
Marcelo Brandão Gonçalves

Fashion Off-Price disse...

Lindas Estórias....mas serão lindas Histórias?

Gosto muito de uma crónica de Martha Medeiros que ela escreveu sobre o Dia dos Namorados a qual também gostaria de compartilhar:

"Esta é a semana dos namorados, mas não vou falar sobre ursinhos de pelúcia nem sobre bombons. É o momento ideal pra falar de sacanagem.

Se dei a impressão de que o assunto será ménages à trois, sexo selvagem e práticas perversas, sinto muito desiludí-lo. Pretendo, sim, é falar das sacanagens que fizeram com a gente.

Fizeram a gente acreditar que amor mesmo, amor pra valer, só acontece uma vez, geralmente antes dos 30 anos. Não contaram pra nós que amor não é racionado nem chega com hora marcada.

Fizeram a gente acreditar que cada um de nós é a metade de uma laranja, e que a vida só ganha sentido quando encontramos a outra metade. Não contaram que já nascemos inteiros, que ninguém em nossa vida merece carregar nas costas a responsabilidade de completar o que nos falta: a gente cresce através da gente mesmo. Se estivermos em boa companhia, é só mais rápido.

Fizeram a gente acreditar numa fórmula chamada "dois em um", duas pessoas pensando igual, agindo igual, que isso era que funcionava. Não nos contaram que isso tem nome: anulação. Que só sendo indivíduos com personalidade própria é que poderemos ter uma relação saudável.

Fizeram a gente acreditar que casamento é obrigatório e que desejos fora de hora devem ser reprimidos. Fizeram a gente acreditar que os bonitos e magros são mais amados, que os que transam pouco são caretas, que os que transam muito não são confiáveis, e que sempre haverá um chinelo velho para um pé torto. Ninguém nos disse que chinelos velhos também têm seu valor, já que não nos machucam, e que existe mais cabeças tortas do que pés.

Fizeram a gente acreditar que só há uma fórmula de ser feliz, a mesma para todos, e os que escapam dela estão condenados à marginalidade. Não nos contaram que estas fórmulas dão errado, frustram as pessoas, são alienantes, e que poderíamos tentar outras alternativas menos convencionais.

Sexo não é sacanagem. Sexo é uma coisa natural, simples - só é ruim quando feito sem vontade. Sacanagem é outra coisa. É nos condicionarem a um amor cheio de regras e princípios, sem ter o direito à leveza e ao prazer que nos proporcionam as coisas escolhidas por nós mesmos."

Pego-me pensando....Acredito mais em Dia dos Valentes, valentes porque apesar do nosso complexo de Cinderelas, Belas Adormecidas, etc, mesmo assim, estamos lutando para fazermos escolhas e não nos deixarmos hipnotizar tão facilmente por "príncipes" que ao serem beijados comumente se tornam sapos . xoxo ;-)

Fashion Off-Price disse...
Este comentário foi removido pelo autor.