quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Matemática inversa

Reinventar-se porque é natural. Somar-se porque até a mais firme subtração acrescenta. Talvez o “menos” seja mais do que qualquer aparente acréscimo. É no desencontro que se encontra, é no perder-se que se acha, é no caos que se organiza, é no zumbido que se pacifica.

O que se perde é porque já deixou, já foi. Fica o que pode ser somado. O que permanece é o que não pára de acrescentar. Não há pressa e não há instante que paire. A monotonia engana com sua aparente morosidade, porque nela mesmo acontece e faz acontecer.

para os sabores e dissabores das lentas e corridas horas de nossos finitos e intermináveis dias

9 comentários:

Elaine Pivoto disse...

Tenho quase uma certeza maluca que este post veio como resposta ao post anterior. Inclusive, voltei lá e fiz um novo comentário. E se não tem, parafreio o "nada se cria, tudo se transforma" de Lavoisier. Beijão e boa noite.

Elaine Pivoto disse...

E também devo dizer aos, matemáticos filosóficos principalmente, nada nesta vida acontece por acaso e nem tudo é algorítimico. Somar para permanecer é óbvio. Subtrair hje é impossível. Devemos acrescentar valor ao nosso único pensar bem como ao nosso compartilhar. Eu diria até que a matemática e a filosofia de nada adiantam qdo o conjunto é vazio ou qdo o pensamento é mto vago. Ambos são falsos. Premissas verdadeiras costumam gerar conflitos. Bom para ampliarmos nossos reflexos nervosos e neurais. Va bene! Se bem trabalhado. ;-)

Cláudia disse...

Se não houvesse o vazio, não havia o realizável, o vir a ser... E qualquer outro comentário meu seria da ordem do impossível para esse aqui e agora ;))

Elaine Pivoto disse...

É, Ana, vc deveria criar um grupo de discussão para discutirmos seus posts. rs. Mas tu, Cláudia, tá esquecendo de uma coisa. Não existe subtração num conjunto vazio. E já que o valor mental acima do umbigo é sua premissa de realização que talvez possa dar a impressão do inerte, ficarás navegando embarcada onde? Em Nova Gocula? A exata subtração não evidencia agregação do valor dinâmico social, impondo uma desarmonia viral que alimenta uma fraca expectativa. Se é assim, que Dalai Lama ilumine os seus caminhos. Por falar nisso, onde está o seu blogger? Gostaria mto de conhecê-lo. Vamos realizar trocas. ;-) Beijos.

Unknown disse...

É realmente impossível realizar subtração num conjunto vazio. rs. Essencialmente.

Elaine Pivoto disse...

Querida Cláudia, acabo de ver o seu blogger. Mto bom! Adoro a cultura hindu. Parabéns! Anote meu email: elainepivotto@aol.com
Vamos trocar idéias depois. Beijão!

Ana Rita Gondim disse...

As subtrações são várias, querida Elaine. Da perda mais pífia à mais valorosa. E, por mais que não se queira ver, as perdas acrescentam, sim. Pelo menos, examinando a minha vida, o que se foi sempre me trouxe mais. Não falo em conjunto vazio porque não acredito que ele exista. Nem que ele seja preenchido somente de vermes e germes. Não quis me utilizar de matémática, tampouco ser filosófica. Só fiz uma brincadeira no título. Mas adoooooorei os comentários. É sempre muito bom compartilhar idéias! Aí está uma coisa boa dos blogs... :) Beijos, minhas queridas!!

Elaine Pivoto disse...

Eu concordo com vc. :))

Unknown disse...

Ter sem ganhar pode vir a ser vazio que enche, ou prazer que desgosta, porque nem todo antagonismo é harmonia de contrários.