segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Mãe desnaturada

Duas semanas “cult”, diriam alguns. Por isso, a distância do meu filhote eletrônico, mas fui ameaçada de sua morte por um amigo. Disse-me ele que um blog é como um bichinho, que precisamos alimentá-lo diariamente se não ele morre. Todos os dias é um exagero, disse-lhe. Trabalho, leituras, sociabilidades, lazer. Não há ócio, a não ser aquele dos finais de semana (ou não) em que sono, sede e dor de cabeça resolvem confraternizar num só corpo.

Há tempos não saía tanto de minha toca e absorvia tanta coisa boa, tantas idéias, tanta criatividade. Talvez depois de digerir o excelente, eu consiga elaborar o razoável. Preencher o tempo excedente ao trabalho em sessões de cinema, salas de teatro, em frente ao palco ao ar livre, ao redor do Pátio Brasil, numa cadeira para deliciar um picolé de cupuaçu ou um sanduíche divino, ver uma amiga segurar o canudo e festejar seu diploma, torna o tempo escasso no teclado do computador.

A grandiosidade me apequena e ao mesmo tempo me põe nas pontas dos pés para crescer alguns milímetros. Os últimos dias então foram de ruminação e digestão. E de sonhos... Estive na mesa do Congresso Internacional do Medo, vivi o holocausto que o Stones me mostrou, fui a mulher estúpida e vi os homens canalhas de Acqua Toffana, compus melodias da velha guarda da Portela em O mistério do samba, deliciei-me no norte com o cupuaçu, fui ao céu de mozarela e tomates, descobri a felicidade de saber ser o que sou em Édipo, enlouqueci junto a Lima Barreto em Estação terminal, encontrei meu alterego e quis matá-lo para suportar melhor a vida em Crónica de José Agarrotado... E ainda há tanto para ver, assistir, presenciar, participar, conhecer, aprender, crescer... Tempo, meu “veneno remédio”*.

“(...) Peço-te o prazer legítimo
E o movimento preciso
Tempo tempo tempo tempo
Quando o tempo for propício
Tempo tempo tempo tempo”
(Oração ao tempo – Caetano Veloso)

* A expressão é parte do título de José Miguel Wisnik no livro Veneno remédio: O futebol e o Brasil

Nenhum comentário: